DIAS

Aumentar a eficiência dos motores e trazer menos gastos com combustível é um dos maiores dilemas do segmento. Aliado a isso, a preocupação das empresas com sustentabilidade e proteção do meio ambiente faz crescer a discussão de combustíveis alternativos. Além de caminhões elétricos, outros tipos de combustíveis surgem como opção. Entre os já desenvolvidos e testados, estão o biodiesel, o bioetanol, o hidrogênio, o biometano e o mais conhecido GNV.

Um dos exemplos práticos é a produção do biogás, feito a partir de resíduos orgânicos e experimentado em algumas empresas. Um gerador transforma o gás produzido em estufas, em eletricidade. Parte dos resíduos vira adubo para as lavouras e outra parte é usada na produção de combustível.

“Com o uso do biogás, tem caminhões que chegam a rodar mais de mil quilômetros diariamente e se colocar na ponta do lápis, vai trazer uma redução não só econômica, mas com até 70% menos de geração de dióxido de carbono. Estimamos uma redução de 35% no valor gasto com combustível” explica o engenheiro responsável pela empresa Reiter Log Soluções Logísticas, em Caxias do Sul, Ewerton Eli.

A 22ª edição da TranspoSul ocorre de 13 a 16 de junho, na FIERGS, em Porto Alegre (RS). Além da exposição, o evento integra quatro dias de palestras com intensa programação. As inscrições e outras informações podem ser feitas clicando aqui.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias