DIAS

Segundo o assessor de Produtos Perigosos do SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do RS), Gilberto Cheiran, a expectativa é aproveitar o encontro do setor na feira para tratar temas de interesse.

“A intenção é tratar assuntos que são de extremo interesse do associado, especialmente em virtude de um momento que vivemos no qual há uma série de mudanças na legislação que impactam o setor e que precisam ser acompanhadas de perto. Infelizmente, vemos empresas pagando multas elevadas por aspectos que são possíveis de serem cumpridos a partir do amplo conhecimento e aplicação de checklist intensivo”, comentou.

A reunião mensal da Comissão de Produtos Perigosos do SETCERGS será realizada no dia 14 de junho, durante a TranspoSul. Uma das pautas é a Consulta Pública 003/2022 da Agência Nacional de Transporte Terrestre que promove uma atualização do regulamento para o transporte de Produtos Perigosos. Foram incorporadas prescrições vigentes nas últimas edições das recomendações da ONU (Orange Book – 22a edição e Acordo Europeu – 21a edição relativo ao transporte internacional de produtos perigosos. Um novo texto está pronto, sujeito a avaliações e sugestões que serão tratadas em Audiência Pública Virtual marcada para o dia 2 de junho das 15h às 18h.

As palestras chamam a atenção, ainda, para situações consideradas mais comuns no segmento de transporte de cargas perigosas. A lista inclui ultrapassagem indevida, uso de pista de rolagem, falta do uso de cinto de segurança, dirigir falando ao celular, dirigir sob efeito de álcool e drogas, deixar de cumprir o previsto na Lei 13.103 (que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista), transportar produto perigoso sem cumprir as normas, painel de risco inadequado ou em desacordo, cones sujos ou sem refletividade, incompatibilidade química para carga embalada, documentação do condutor em desacordo, e apeação (método para amarrar a carga em diferentes tipos de transportes, modais e recipientes) da carga em desacordo.

A TranspoSul apresenta ao longo de quatro dias novidades tecnológicas dos maiores fabricantes de caminhões, pneus, distribuidores de combustíveis e fornecedores do ramo de implementos do país, além de modernos sistemas, equipamentos e serviços voltados para a logística e multimodalidade. Promovida pelo SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do RS, a cada edição a TranspoSul amplia as oportunidades de contato com seu mercado consumidor, firmando-se como o mais renomado evento da região sul. Outra atração são as palestras no Congresso Técnico que trazem renomados nomes e temas mais importantes do setor.

Ler mais notícias