DIAS

O cenário econômico atual, foi detalhado pelo palestrante Paulo Rogerio Caffarelli, Ex-Presidente do Banco do Brasil. Ele discorreu sobre a atual conjuntura do Brasil e comentou os impactos do cenário internacional em nossa economia. A inflação no nosso país é a maior dos últimos 30 anos.

“O quadro mostra o tamanho da crise que passamos com a pandemia e que continuamos passando. Quando se olha o desempenho do PIB internacional é a mesma coisa. A produção mundial caiu na pandemia e quando começou a sua recuperação, voltou a desabar por causa da guerra Rússia x Ucrânia”, disse.

O especialista ressaltou que muita gente não acreditava que o conflito entre os dois países impactaria pouco na nossa vida, mas não foi o que aconteceu.

“A Rússia como a segunda maior produtora de petróleo do mundo tendo dificuldade de escoar sua produção, cortando fornecimento para muitos países na Europa, se tem uma consequência bem significativa.

Um outro aspecto levantado pelo palestrante foi a mudança no ambiente político. Assim como houve a polarização entre direita x esquerda, hoje se identifica outra dualidade.

“Hoje existe o candidato nacionalista e o globalista. O nacionalista é aquele que foca sua estratégia em fortalecer o seu países trazendo uma auto-suficiência. O globalista pretende continuar investindo no mundo de negócios entre países”, acrescentou.

Redação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias