DIAS

O planejamento, a tecnologia e a estrutura que o transporte rodoviário de cargas necessita tem como base a logística, mas muitas pessoas, até mesmo quem atua no setor, tem dificuldade de entender esses dois conceitos. Como o assunto é muito amplo, entenda agora a pontinha do iceberg: logística de armazenagem!

De forma objetiva, o transporte engloba apenas a locomoção de produtos, enquanto que a logística organiza e gerencia esse processo. No setor de transporte rodoviário de cargas as duas áreas se completam. 

Além disso, os responsáveis pela logística organizam a saída dos produtos da indústria, definindo o modal de transporte ideal para cada produto e prazo, rastreando os itens até a entrega aos revendedores (atacadistas ou varejistas) ou ao consumidor. Parte desse processo poderá ser presenciado no Pit Stop Logístico apresentado durante a 22ª TranspoSul. 

O espaço irá reproduzir os processos logísticos que acontecem dentro de um armazém em tempo real: do recebimento da mercadoria até estocagem, picking, packing e embalagem. “Muita gente confunde o transporte e a logística, outros nem sabem o que é a logística de verdade, e o Pit Stop vai demonstrar a rotina do dia a dia em um armazém” Roberto Dexheimer, Diretor do SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Rio Grande do Sul e organizador do evento.

Ler mais notícias