DIAS

A retomada da realização da TranspoSul foi saudada com entusiasmo para um setor que cumpre um papel importante na geração de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico do país. A abertura à visitação ocorreu às 13h e a solenidade de abertura teve início às 14h no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre (RS). Ao longo de três dias estão sendo esperadas mais de 14 mil pessoas no evento.

A solenidade de abertura trouxe elementos da tradição gaúcha. A primeira apresentação de boleadeira, de Luis Fernando e Fernando Fernandes na percussão, encantou os convidados exibindo a boleadeira que foi usada para caça e como arma de guerra no passado. O Hino Nacional foi interpretado pela cantora Shana Müller, talentosa intérprete da música gaúcha, acompanhada por Felipe Barreto, ao violão, e por Guilherme Goulart, na gaita.

O presidente do SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande Do Sul, Sérgio Mário Gabardo, enalteceu a importância do encontro.

“Quero agradecer a toda diretoria e colaboradores que foram nota mil e a todos que aqui estão expondo. Tenham certeza que haverá muitas surpresas boas. O transporte e o agro representam a força do nosso estado e do nosso país”, afirmou

As dificuldades enfrentadas pelo estado no cenário econômico durante a pandemia, foram lembradas pelo governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior.

“Há um sentimento diferente, de retomada e de superação. Vamos reverter esse quadro que vivemos na pandemia”, disse.

O senador, Lasier Martins, representando o Senado Federal, lembrou a importância do segmento para a economia.

“É uma categoria importante em nossas vidas e essencial para o desenvolvimento”, afirmou.

O presidente da TranspoSul, Roberto Machado da Silva, destacou a satisfação na realização do encontro.

“Trabalhamos incansavelmente há dez meses, obviamente junto com toda a equipe de colaboradores. Agradeço também a diretoria que não mediu esforços em nos apoiar “, afirmou.

Em seu discurso, o presidente da TranspoSul homenageou Frank Edward Cranston Woodhead, falecido em março de 2021, vítima de complicações da COVID. O filho foi chamado ao palco onde recebeu o Troféu Laçador como forma de reconhecimento aos serviços prestados pelo pai.

Retomada

A realização da TranspoSul tem para a cidade de Porto Alegre, também, um significado especial. O prefeito, Sebastião Melo, enalteceu a importância do encontro.

“Nossa cidade sempre recebeu grandes eventos e, assim como todas as grandes, fomos impactados pela pandemia. Tivemos o South Summit e no último domingo a Maratona de Porto Alegre que foi um sucesso. Hoje, temos a TranspoSul retomando com força total. O setor de logística e transporte atinge a economia, renda e emprego. Sem logística não se exporta e as mercadorias não chegam ao mercado interno. Então, ter uma boa logística e transporte significa um Brasil melhor. É ter um país que entrega mais rápido, com inovação e startups fazendo um papel importante”, afirmou.

O deputado Estadual Ernani Polo, representando a presidência da Assembleia Legislativa do RS, falou dos desafios a serem enfrentados.

“A TranspoSul é emblemática e representa muito. Estamos retomando com mais força. A presença de autoridades e expositores demonstra isso reforçando a importância que o setor de transporte e logística têm para o desenvolvimento do estado e do país”, comentou.

Representante da Câmara dos Deputados, o deputado Federal, Marcel Van Haten, ressaltou a importância das entidades estarem juntas e presentes no ambiente político para construção de soluções que ajudem o segmento.

“Precisamos atua para reduzir o custo Brasil que é tão alto na área de logística de infraestrutura. Se nós não dermo a atenção decida, não conseguiremos usufruir de todo potencial que esse setor tem”, afirmou.

O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antonio Cesa Longo,

“Sabemos das dificuldades do setor e o constante aumento de custos. Estamos unidos trabalhando para resolução de soluções importantes que ajudem a fortalecer o segmento”, disse.

Também se manifestaram o presidente da NTC & Logística, Associação Nacional de Transportes de Carga e Logística, Francisco Pelúcio; o Presidente da Fetransul, Afrânio Kieling; o presidente da CNT – Confederação Nacional Do Transporte, Vander Francisco Costa; o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Vereador Idenir Cechim e Gilberto Souza dos Santos, representando o presidente do TRT4 Francisco Rossal de Araújo.

Realização TranspoSul

O evento reúne transportadores, operadores logísticos, empresários, tomadores de decisões do ramo, autônomos e visitantes altamente qualificados, atrás de inovação, tendências e negócios, aproximando as grandes marcas do segmento. A realização é do SETCERGS – Sindicato Das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande Do Sul, entidade que completa 63 Anos de representatividade no estado. Conta com os patrocinadores master: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Patrocinador Premium: Grupo Vamos; patrocinador Plus: Veloe. São apoiadores institucionais da 22a TranspoSul: Sistema Fetransul, Fetergs, ABTC, ABTI, ABTLP, AGAD, AGAS, Anfir, Ceporto, Comjovem, FECAM-RS, Fecomércio RS / SESC / SENAC, Fetransesc, FIERGS, Instituto Federal, NTC & logística, SEST SENAT, Setal, Setcepar, Setcesc, Setcesul, Sime, Sindiatacadistas, Sindibento, Sindicar, Sinduscom Sindilojas.

Solenidade de apresentação da diretoria do SETCERGS

Durante a cerimônia, foi realizada apresentação da nova diretoria do SETCERGS, já empossada e formada pelo presidente, Sérgio Mário Gabardo; pelo vice-presidente de Transporte, Diego Tomasi; pelo vice-presidente de Logística, Isonir Bianchini Canalli; pelo vice-Presidente Institucional, Lucas Holderle; pelo vice-Presidente de Transporte Internacional, Ernani Antonio Scapini, pelo vice-Presidente De Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Manoel Rene Cardoso De Mesquita; pelo vice-Presidente De Patrimônio, Adauri Otalídio Oliveira Da Silva; pelo diretor de Gestão, Roberto Machado Da Silva e pelo diretor Financeiro, Antonio Carlos Bebber. Ainda, pela diretoria efetiva composta por Edeson Tomasi da Silva, Marcelo Pellenz Dinon; Vinícius Reiter Pilz ; Ramiro Barbosa Talayer, Roberto Raimundo Dexheimer, Eduardo Luiz Richter, Carlos Henrique Mahler, Mariano Spolier, Gustavo Afonso Bernardini e Gisiane De Souza Michellon. O Conselho Fiscal é formado por Alexandre Costa Dias Kieling, Gerson Guterres da Silva e Thais Bandeira Cardoso.

Ler mais notícias