DIAS

Durante o cenário da pandemia o Brasil não parou, especialmente o setor de transporte e logística, mas os efeitos foram sentidos de diversas formas. José Monteiro Limão, Sócio-gerente da Dicas & Pistas de Portugal e João Logrado Batista, sócio-gerente da mesma empresa falaram dos impactos da COVID19 no setor. Os efeitos na economia, no âmbito social e na sociedade foram significativos e no momento em que havia uma expectativa de retomada, houve uma desorganização no fluxo entre oferta e demanda, gerando demora na entrega de muitos produtos ou serviços.

“O mundo é global e não se vive apenas em um continente ou em outro. É simples de explicar, mas difícil de solucionar. Houve uma desconexão entre oferta e demanda. Como uma não responde a outra, houve uma disrupção da cadeia logística havendo falta de matéria-prima e a indústria não consegue transformar em produto acabado”, afirmou José Monteiro Limão que é jornalista português fundador e diretor da revista Transportes em Revista, pelo período de 18 anos; fundador e diretor da revista Veículos Elétricos, pelo período de 5 anos.

João Logrado Batista com experiência no Programa Avançado de Gestão para o Setor dos Transportes, na Lisbon School of Business; Economics, também discorreu sobre o assunto, chamando a atenção para impactos que foram sentidos no setor.

“O melhor exemplo que podemos ter é imagina uma grande ponte que liga duas cidades com trânsito intenso nos dois sentidos. Em um determinado momento há um acidente e interrompe-se esse fluxo. O que seremos obrigados a fazer? Esperar ou então procurar uma outra via alternativa”, disse.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias