DIAS

O e-commerce que já estava em alta, teve grande impulso na pandemia exigindo adequações e melhorias no processo de armazenagem e transporte. Muitas dessas inovações podem ser conferidas no espaço Pit Stop Logístico, localizado no hall de acesso ao espaço principal da TranspoSul, ocupando uma área de aproximadamente 120 metros quadrados, onde os participantes encontrarão total infraestrutura para apresentarem seus processos de atuação. No ambiente é possível conhecer o que há de mais moderno e eficiente no segmento com as participações da Makena e da Tedesco Sistemas de Armazenagem e Estruturas Metálicas.

O Grupo Makena atua há 30 anos aproximando clientes e marcas parceiras com seus mercados de forma eficiente: 24 horas por dia, 365 dias por ano. Desenvolve projetos sob medida de venda e locação de equipamentos, além de soluções em pós-venda, distribuição e logística. O grupo escolheu participar da 22ª TranspoSul para mostrar aos transportadores as vantagens e aplicações dos produtos para melhorar a operação logística, gerando maior agilidade e segurança nos processos.

“A Makena trouxe para TranspoSul empilhadeiras à gás e que somos líderes de mercado. São máquinas até 3.500 kg fabricadas no Brasil e acima disso, que são trazidas dos Estados Unidos e Europa. Também trouxemos as paleteiras elétricas para carga e descarga e carregamento de caminhão ou containers”, explicou.

Um dos diferenciais leva em conta a preocupação com a segurança do operador.

“Todas as máquinas cumprem determinações governamentais com cuidados relacionados à segurança do operados. São produtos com tecnologia americana e todas, sejam feitas no Brasil ou no exterior observam esses pré-requisitos. Uma inovação é a paleteira com operador embarcado e com apoio lateral de quadril. No momento em que ele é fechado a máquina anda numa velocidade mais reduzida atingindo apenas 5 km/h. Se mantiver fechado ela acelera até o limite de 8 km/h”, explicou.

Para a Tedesco Sistemas de Armazenagem e Estruturas Metálicas, o evento foi a oportunidade de mostrar duas inovações, em especial: o autoportante e o carro satélite.

“O autoportante tem uma estrutura mais enxuta e proporciona uma entrega mais rápida. Faz todo trabalho de todo armazém convencional porém com um investimento em torno de 20% a 25% mais em conta”, afirmou o consultor técnico comercial da Tedesco, Ivan César Lazzarotto.

O carro satélite é um sistema de estoque que tem tido grande procura no mercado. Permite trabalhar uma densidade maior e uma operação com mais segurança.

“A empilhadeira não entra na estrutura. O carro satélite faz a movimentação da carga para trazer o pallet do fundo até a frente da estrutura. Além disso, permite fazer a integração das informações e alimentação de um software de controle do estoque”, acrescentou.

Também integram o espaço as empresas Spark, Metaro e Retrak. No local, estão sendo feitas demonstrações em tempo real, de serviços, produtos, tecnologias e soluções para ambientes logísticos e industriais. A intenção é mostrar operações reais de recebimento, estocagem, picking e expedição de mercadorias.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias