DIAS

Um dos temais que mais preocupa na atualidade, sem dúvida, é o valor do frete. O assessor técnico da NTC especialista em transportes, Lauro Valdívia, mostrou o impacto do aumento dos insumos do transporte na composição do valor do frete. Ele detalhou a composição com detalhes do que representa cada tipo de despesa no caminhão e salientou que um dos fatores mais importante é o tempo de uso do caminhão ao longo do mês.

“A hora que o caminhão está rodando é quando vemos efetivamente quanto ele custa. O caminhão leve, por exemplo, rodando 2.500 ou 5.000 são situações diferentes. O custo fixo não vai alterar, o que vai modificar é o custo variável. Então, as vezes é importante que o empresário olhe para isso que em muitos casos é até mais impactante do que o próprio valor do combustível”, afirmou.

O palestrante é Especialista em transportes; Engenheiro de Transportes formado pela faculdade de Engenharia Industrial – FEI. Atualmente é assessor técnico da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC, além de ser membro da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do SENATRAN há 10 anos; membro da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) há 15 anos e membro do Conselho Estadual para Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transporte (CEDATT) do Governo do estado de São Paulo há 12 anos.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias