DIAS

Reconhecimento visa incentivar boas práticas ambientais no segmento de transporte

A 23ª TranspoSul, Feira de Transporte e Logística, se destaca mais uma vez ao homenagear empresas que buscam alternativas para reduzir a emissão de gases poluentes. Durante a edição de 2023, será entregue o tão esperado Prêmio Gaúcho Despoluir.

A distinção reconhece o trabalho das transportadoras que obtiveram os melhores índices na adesão ao Programa Despoluir, e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 21 de junho, às 19h, no Auditório Principal.

No setor do transporte de cargas o Prêmio Gaúcho Despoluir destina quatro troféus, sendo agraciadas as empresas que realizaram a maior quantidade de avaliações nos últimos 12 meses, sendo; um para a região de Porto Alegre; um para a região metropolitana; um para a região da serra e um para o interior do RS.

O Programa Despoluir, uma iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), coordenado no Rio Grande do Sul pela FETERGS (ônibus) e pela FETRANSUL (carga), busca melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e promover o uso racional de combustíveis.

Há mais de 15 anos, o programa incentiva os transportadores a adotarem práticas ambientalmente responsáveis, diminuindo os impactos na natureza e na saúde pública, com foco especial na qualidade de vida dos colaboradores.

A premiação durante a TranspoSul reforça o compromisso do evento em contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte no Brasil. A feira oferece uma oportunidade única para os visitantes conhecerem as iniciativas e soluções implementadas pelas empresas premiadas, impulsionando o avanço e a inovação no setor.

A feira estará aberta ao público, de 20 a 23 de junho, das 14h às 21h, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. Para mais informações, acesse o site da TranspoSul https://transposul.com

Como surgiu o projeto

Os problemas ambientais adquiriram uma dimensão que excede a preocupação em esfera local e exigem atuação em âmbito global na busca pela sustentabilidade. Com essa visão, as consequências alarmantes da poluição atmosférica levaram diversas nações a firmarem, no final de 2015, o Acordo de Paris, na 21ª Conferência das Partes — COP21, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima — UNFCCC. Essa medida internacional visa à adoção de práticas que reduzam o lançamento de poluentes na atmosfera e combatam as mudanças climáticas. Para o sucesso dos objetivos estabelecidos, é primordial que cada país cumpra os seus compromissos individuais, denominados Contribuições Nacionalmente Determinadas — NDCs, na sigla em inglês.

Ao propor sua NDC, o Brasil assumiu metas arrojadas para diminuir a degradação da qualidade do ar, que envolvem ações em várias áreas. Devido à importância que tem para o desenvolvimento econômico, o setor transportador pode contribuir significativamente para o alcance dos compromissos nacionais, com medidas de eficiência energética, expansão do consumo de biocombustíveis, aperfeiçoamento na infraestrutura e melhor aproveitamento dos modais de transporte.

Adicionalmente, em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, a responsabilidade socioambiental tornou-se um instrumento fundamental para qualquer tipo de negócio. Diante desse cenário, a CNT e o SEST SENAT defendem a gestão ambientalmente correta no setor de transporte, fomentando a combinação do desenvolvimento socioeconômico com a preservação da natureza. Nesse sentido, por meio do Despoluir, estimulam um modelo sustentável de crescimento da atividade transportadora, orientando seus agentes e investindo em diversos temas relevantes, como a redução das emissões de poluentes, a gestão ambiental, o uso racional de recursos naturais, novas tecnologias limpas e educação ecológica. Além dos benefícios diretos ao meio ambiente e à população, o Despoluir proporciona ganhos consideráveis aos transportadores, entre eles, melhoria das condições de saúde dos trabalhadores do transporte, redução de custos, aumento da eficiência operacional, melhoria do relacionamento com a sociedade e a detecção de novas oportunidades de negócios.

Serviço:

Datas: de 20 a 23 de junho de 2023
Horário: 14h às 21h
Local: Centro de Eventos da FIERGS – Porto Alegre

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias