DIAS

H2V é a aposta de energia renovável para a transição energética que visa a redução da crise climática

Encerrando o ciclo de palestras do HUB do Embarcador no primeiro dia de TranspoSul, Paulo Wander, professor e pesquisador da Unisinos abordou os desafios e oportunidades do Hidrogênio Verde.

O H2V é a aposta de energia renovável para a transição energética que visa a redução da crise climática. Um dos principais métodos de produção é decompor a molécula de água (H2O). Esse processo, chamado eletrólise, usa uma corrente elétrica para quebrar a partícula de água, separando o hidrogênio (H2) do oxigênio (O2). O hidrogênio é considerado verde quando a eletricidade usada na “quebra” vem de fontes de energia limpas e renováveis, como a eólica e a solar.

“O hidrogênio para uso no transporte será utilizado através de célula combustível ou bateria, ambas fornecem eletricidade, o armazenamento necessita de uma estrutura diferente e o impacto de geração é externa e depende da matriz energética do país. Então não vai ser mais posto de combustível, será posto de energia”, afirmou.

O Rio Grande do Sul tem destaque no tema, detém um terço dos projetos eólicos em alto-mar do país uma transição para descarbonização através do uso do hidrogênio e criando um novo ramo na matriz econômica de alta tecnologia e valor agregado – Uma nova identidade produtiva para o sul do país buscando um futuro autossustentável. triz econômica de alta tecnologia e valor agregado – Uma nova identidade produtiva para o sul do país buscando um futuro autossustentável.

Redação: Juliana Pereira
Coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias