DIAS

Apresentação realizada às 16h de terça-feira, foi destaque no primeiro dia de programação da TranspoSul

A primeira atração do dia trouxe à tona a relevância da sustentabilidade na indústria de caminhões. Susan Graf, gerente de Novos Negócios e Experiência do Cliente na Mercedes-Benz, compartilhou insights sobre a importância da telemetria e como ela está ajudando o setor a caminhar rumo à sustentabilidade. O espaço contou com mediação dos diretores do SETCERGS, Rodrigo Michelon e Betina Koper.

A empresa, de forma global, trabalha com o propósito “para todos que movem o mundo”, sendo baseado em quatro pilares: começar ouvindo, construir para solucionar, liderar com visão de longo prazo e progredir juntos.

“Pensando no ESG as nossas realizações tocam nesses quatro pilares. Pensamos não só no motorista ou no empresário mas em absolutamente qualquer pessoa que se envolve com o nosso produto. No centro de atividades estão redução de emissões, economia circular, mobilidade com qualidade de vida nas cidades, seguranças nas estradas, gestão responsável de dados e conectividade e respeito ao ser humano”, afirmou Susan Graf.

A palestrante ressaltou o foco nas pessoas respeitando serres humanos e promovendo a segurança. A Mercedes-Benz do Brasil possui quatro plantas com mais de 10 mil colaboradores.

Durante a apresentação, a convidada apresentou o projeto Caminhos para um Novo Mundo da empresa, ilustrando com exemplos práticos feitos pela organização. Entre as ações estão o Ônibus de Vacinação, Movimento a Voz Delas, Campanhas de Arrecadações, Unidade Móvel de Saúde, Diversidade e Inclusão e o projeto Estrelas do Amanhã.

No cuidado com o meio ambiente, a telemetria desempenha um papel importante fornecendo dados precisos e em tempo real sobre o desempenho dos veículos, consumo de combustível, manutenção preventiva e otimização das rotas. A tecnologia embarcada nos caminhões da Mercedes-Benz oferece recursos inovadores que permitem o monitoramento preciso do desempenho dos veículos em tempo real. Através de sensores e dispositivos de comunicação, é possível coletar dados sobre a velocidade, rotação do motor, consumo de combustível, entre outros parâmetros importantes. Essas informações são processadas por algoritmos avançados, gerando relatórios que permitem às empresas otimizar suas operações, reduzir custos e minimizar o impacto ambiental.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias