DIAS

A TranspoSul recebeu na tarde de terça-feira (20/06) a palestra “Tecnologias para Sustentabilidade da Logística Reversa”

A temática trazida no espaço HUB do Embarcador foi apresentada por Fernando Mancuzo, Gestor de Logística na Aluita Alumínios, que discutiu como as tecnologias podem contribuir para a promoção de um ambiente de logística mais sustentável. Em sua fala, o convidado abordou o conceito e o funcionamento da logística reversa, que consiste no processo de retorno de produtos e materiais ao ciclo produtivo ou a destinação adequada, visando minimizar os impactos ambientais e como é possível otimizar esse processo com o uso da tecnologia. Para ele, o segredo do sucesso logístico é o equilíbrio entre os processos logísticos e a tecnologia da informação.

“O ponto chave da logística reversa é a rastreabilidade, saber todo o caminho percorrido da mercadoria. Com a utilização da tecnologia de um QRCode, por exemplo, além de possuir baixo custo, a operação ganha muita agilidade por poder acompanhar toda a cadeia e, a partir disso, devolver o que precisa no ponto certo.”, disse.

A legislação brasileira atual que envolve a logística reversa, coloca obrigações e responsabilidades das empresas em relação ao descarte correto de resíduos e o papel das tecnologias nesse contexto. Foram destacados os benefícios ambientais proporcionados pela logística reversa, como a redução da geração de resíduos, o aproveitamento de recursos e a promoção da economia circular.

Além disso, foram discutidos os desafios enfrentados na implementação da logística reversa, como a conscientização e engajamento de todos os envolvidos na cadeia logística, a infraestrutura adequada para a coleta e reciclagem dos materiais, e a busca por soluções tecnológicas que facilitem o processo.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias