DIAS

COMJOVEM Porto Alegre e Associação Gaúcha de Startups proporcionam um encontro entre soluções tecnológicas e networking no espaço Hub do Embarcador durante 23ª TranspoSul

A parceria entre COMJOVEM Porto Alegre e Associação Gaúcha de Startups (AGS) promoveu, no dia 21 de junho, durante a 22ª TranspoSul, o Connect Now: uma oportunidade para as startups apresentarem soluções tecnológicas para grandes empresas de transporte.

Encontrar soluções inovadoras e acessíveis deixou de ser um diferencial para virar uma questão de sobrevivência no mercado. Com custos altos e margens apertadas, o setor de transporte de cargas possui a tecnologia como principal aliada.

O palco do espaço Hub do Embarcador recebeu 6 startups e os empresários, Lucas Scapin, CEO da Transportes Scapini; Gustavo Kras, Gestor de Qualidade da Transportadora Minuano; Alexandre Kieling, diretor da Kodex Express, e o CEO da Progend e diretor da AGS, Rodrigo Cavalheiro.

“Eu vivo tecnologia desde que nasci, porque minha mãe trabalhava com TI. As empresas de logística precisam ser, também, de tecnologia, quem não se atentar a isso, vai perder competitividade no mercado”, diz Lucas Scapini na abertura do encontro.

Kieling apresentou como sua empresa pensa em tecnologia. “A Kodex é uma empresa de tecnologia com foco em logística. Quando a gente fala em tecnologia, pensamos em grandes inovações e mudanças, mas pequenos passos podem fazer diferença no nosso negócio”, comenta.

Kras abordou o desafio de implementar a inovação em gerações anteriores. “Nosso desafio na Minuano é conseguir mostrar para as pessoas a importância de implementar a tecnologia com olhar de investimento e não de custo”, diz.

Cavalheiro explica que as startups servem para ajudar com redução de custo e mais eficiência, a fim de aumentar o lucro e deixar a empresa escalável e com maior rentabilidade. “E não precisa ser algo disruptivo que mude o mundo, pode ser algo que aperfeiçoe algum processo da empresa e isso faz diferença em toda a cadeia”, completa.

As startups tiveram a oportunidade de apresentar um pitch de vendas a fim de dar visibilidade às suas marcas.

“A AGS é um canal de acesso que liga startup à investidores, empresas e contatos que façam a voz do empreendedor ser ouvida. Aqui vocês têm acesso aos empresários do transporte, aproveitem”, concluiu Cavalheiro.

Scapini lembrou, ao fim das apresentações, que a maioria das startups presentes no evento de hoje, estiveram em outros anos na TranspoSul, mostrando a eficiência do Connetc Now e do espaço Hub do Embarcador.

Os mediadores abriram espaço para uma breve apresentação da TruckPag, que enalteceu a importância de ser um parceiro ativo do SETCERGS e da COMJOVEM Porto Alegre.

“Começamos em um espaço igual ao de vocês e hoje estamos com um estande no corredor principal. O SETCERGS nos ajudou a nos conectar com as transportadoras, então pudemos expandir nosso relacionamento, a partir disso, entendemos melhor as operações e criamos produtos específicos para as dores do setor. Se eu posso dar um conselho é: se aproximem do sindicato, pois não é só vender para gerar resultado, mas entender a dor do cliente”, defende Cássio Seefeld, CEO da TruckPag.

Com mais dois dias de feira, Cavalheiro também incentiva os empreendedores.

“Aproveitem a TranspoSul, tem muito investimento aqui, tem muito dinheiro na mesa. Conversem com as pessoas e façam contatos, os tomadores de decisão estão aqui”, finaliza.

Tony Bernardini, Coordenador da COMJOVEM, encerrou o evento.

“A oportunidade que vocês têm de chegar e conversar, de perguntar e ter feedback nos quatro dias de feira é muito grande. Eu sempre digo que a venda, para o empresário, é um reflexo muito mais do relacionamento e contato com o cliente e o espaço de hoje é perfeito para isso. Estejam atentos nos diálogos, estejam presentes, isso é networking”, disse.

As startups presentes foram:

Motorista PX: serviço de contratação de motoristas;
Aponta 1: empresa de mão de obra terceirizada focada na área da logística;
E-Fleet: oferece o meio de pagamento e gestão de frotas;
Rapidoc: empresa de Telemedicina;
Chapa Seguro: plataforma que conecta transportadores e embarcadores ao ajudante de carga e descarga;
Infratrack: rastreamento personalizado.

Redação: Juliana Pereira e Marcelo Matusiak

Coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias