DIAS

A aplicação da tecnologia no setor de transporte e logística tem um impacto significativo ao otimizar os processos de segurança, prevenir acidentes e auxiliar na análise de dados, garantindo operações mais eficientes e seguras

Uma pesquisa da McKinsey & Company revelou que um carro pode gerar em torno de 25 gigabytes de informações por hora. Ou seja, é uma quantidade de dados impossível de ser analisada e processada pelo homem. Isso equivale a 20 computadores, possuindo em torno de 100 milhões de linhas de código de programação. Como resultado, o automóvel da atualidade está mais conectado do que nunca e a tecnologia automotiva se volta ao aprimoramento da experiência nas estradas.

O uso da inteligência artificial é um das mais importantes elementos da atualidade na busca por um trânsito mais seguro. A temática foi trazida em palestra realizada na quarta-feira (21/06) no espaço HUB do Embarcador, dentro da TranspoSul. O gestor de tecnologias da Avansat, Marcelo Ribeiro, mostrou exemplos de aplicação de inteligência artificial na segurança veicular e abordou as principais formas como essa tecnologia tem sido utilizada no setor.

“A rede pode detectar armas, sono, celular e outros sinais de perigo dentro da cabine do caminhão ou de outras partes que a empresa achar necessário. Mas para isso, é preciso educar a rede com simulações, vídeos e treinamentos”, afirmou.

A Avansat é reconhecida por suas soluções inovadoras que utilizam inteligência artificial para otimizar a segurança veicular. A empresa oferece serviços como monitoramento de frotas, prevenção de acidentes, análise de comportamento do motorista, entre outros. Essas soluções proporcionam ganhos significativos tanto para os empresários do setor, que podem reduzir custos e aumentar a eficiência operacional, quanto para os profissionais, que contam com recursos avançados para garantir a segurança nas estradas.

Considerando essas informações e o cruzamento de dados realizado pelo sistema, a gestão de rotas é otimizada. Dados relacionados ao clima, trânsito, velocidade, tipo de pista, veículo e modo de condução são verificados.

O palestrante salientou, ainda, que é possível identificar tendências, criar novas soluções e até mesmo prever situações de risco. Por exemplo, a inteligência artificial permite saber se a conduta do motorista impacta positiva ou negativamente o transporte e o consumo de combustível. Inclusive, ela identifica possíveis acidentes e o momento mais indicado para manutenções. Assim, as decisões tornam-se assertivas e eficientes, colaborando para o melhor desempenho do negócio.

Redação e Coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias