DIAS

Iniciativa do SETCERGS e Dipesul Volvo foi desenvolvida para unir esforços e garantir conformidade e segurança no setor de transporte

O Auditório Principal da TranspoSul foi palco, na noite de quarta-feira (21/06), da entrega da premiação do Programa de Segurança Viária, uma iniciativa do SETCERGS em parceria com a Dipesul Volvo. O evento teve clima festivo e de celebração dos profissionais que se envolveram nos projetos implantados em cada uma das empresas.

O programa tem como objetivo oferecer avaliação e orientação às empresas de transporte, com base nos requisitos da ISO 39001 – principal padrão mundial para sistemas de gestão de segurança viária – e nos critérios ESG (Ambiental, Social, Governança) aplicáveis ao transporte de cargas.

“Este é um tema precioso para marca Volvo e para todos transportadores. INvestimentos muito em tecnologia em nossos veículos, mas só isso não seria suficiente. Precisamos trabalhar juntos para desenvolver cada vez mais a segurança viária”, afirmou Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo na América Latina.

As empresas puderam se inscrever nas categorias Ouro, Prata e Bronze, cada uma com benefícios específicos. Hoje, a certificação tornou-se uma referência importante sendo um grande diferencial para quem o obtém.

O presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo, lembrou os esforços que são necessários para combater a violência no trânsito, agradecendo o apoio da Volvo nessa missão.

“Ao mesmo tempo que celebramos, é preciso lembrar que há um lado muito difícil: o das perdas. Por isso precisamos estar juntos com quem quer nos amparar nesse esforço”, disse.

O diretor do SETCERGS e diretor comercial da Tomasi, uma das empresas participantes, Diego Tomasi. destacou a importância da ação.

“O SETCERGS busca desenvolver a qualidade das empresas associadas. O prêmio reconhece aqueles que atingiram o nível de excelência nas operações de segurança que suas empresas realizam. É o único sindicato do país que tem uma premiação voltada à segurança viária. Agradecemos à Volvo e a expectativa é termos cada vez mais segurança nas estradas por meio do treinamento e qualificação das empresas e dos profissionais envolvidos”, afirmou.

A iniciativa é voltada para associados de todos os portes, desde pequenas até grandes empresas.

“É importante que todas as empresas desenvolvam a cultura da segurança, independente do seu porte”, salientou Diego.

Durante a solenidade também foram entregues distinções às empresas participantes do Simulado de Emergência: Cooperlíquidos, Magma Transportes Rodoviários, Minuano Transportes, Modal Transportes, Scapini Transportes, Tomasi Logística, Translíquidos, Trânsito Brasil e Transportes Gabardo.

Além disso, houve uma premiação aos motoristas destaque em cada uma das empresas. Nessa avaliação, foram considerados boas práticas e exemplos na condução de veículos, atendimento ao cliente, relacionamento com colegas, comunidade e meio ambiente. Os profissionais agraciados foram: Márcio Borba (Cooperlíquidos), José Carlos Scheid (Trânsito Brasil), Jeferson Vieira Moreira (Magma Transportes), André Luiz Sulzbacher (Modal Transportes), Célio Fachi Frazon (Scapini Transportes), Silécio Sebaldo Galas (Tomasi Logística), Juarez Elesbão (Translíquidos) e Elias Gonçalves Villa Nova (Transportes Gabardo).

Programa de Segurança Viária

O programa considera oito fatores fundamentais, como sistemas de gestão, treinamento e desenvolvimento, desempenho da segurança viária, veículos e tecnologia embarcada, preparação e resposta a emergências, além de tópicos avançados em ESG. Essas medidas são essenciais para atender às demandas dos embarcadores, transportadoras e da sociedade.

As etapas do programa incluíram inscrição, diagnóstico, plano de ação, orientação para adequação aos requisitos, análise e auditoria interna, e obtenção da certificação ISO 39001, reconhecimento das práticas exemplares das transportadoras participantes. Os resultados esperados incluem a redução de mortes e lesões no trânsito, a disseminação de práticas sustentáveis e o aumento da competitividade das transportadoras.

A coordenadora técnica do programa, Aline Pivotto, enfatizou que a metodologia adotada envolve um diagnóstico completo dos requisitos, reportes periódicos ao SETCERGS, apoio técnico consolidado com os principais mercados de transporte no Brasil e no exterior, coordenação exclusiva para atender a todos os participantes, eventos de sensibilização com a sociedade e ações coordenadas segundo o nível de maturidade de cada empresa.

A Dipesul Volvo, pioneira no apoio à iniciativa, preparou uma bonificação especial para as cinco primeiras empresas que obtiverem o melhor desempenho no diagnóstico. Elas receberão um voucher no valor integral investido no programa, como forma de reconhecimento pelo comprometimento com a segurança viária.

A premiação do Programa de Segurança Viária durante a TranspoSul 2023 reforça o compromisso do SETCERGS e da Dipesul Volvo em promover um setor de transporte mais seguro, qualificado e responsável, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do segmento.

Empresas Premiadas no Programa de Segurança Viária

Cooperlíquidos — Ouro

Tomasi — Ouro

Translíquidos — Ouro

Magma — Ouro

Scapini — Ouro

HB Transportes – Trânsito Brasil — Ouro

Transportes Gabardo — Bronze

Modal Transportes — Bronze

Serviço:

Datas: de 20 a 23 de junho de 2023
Horário: 14h às 21h
Local: Centro de Eventos da FIERGS – Porto Alegre

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias