DIAS

Tema foi uma das atrações no espaço HUB do Embarcador na TranspoSul

Uma gestão eficiente de pneus pode ter um impacto significativo nos custos de transporte e na economia de combustível. Ao monitorar regularmente a pressão dos pneus, realizar a manutenção preventiva e escolher pneus adequados, as empresas podem reduzir os riscos de desgaste prematuro, aumentar a vida útil dos pneus e minimizar os custos de manutenção. De acordo com dados da NTC&Logística, a queda do volume de carga movimentada chegou a 43% durante a pandemia, e o impacto da gestão de pneus diz respeito a tomar decisões como fator de economia da manutenção do consumo do diesel. Diante deste cenário, o Supervisor Técnico Comercial na Hoff, Carlos Eduardo de Avelino Berte, palestrou sobre a influência que a gestão de pneus tem sobre a economia do diesel na tarde do dia 22 de junho no espaço HUB do Embarcador na 23ª TranspoSul.

“A gestão facilita identificar os pontos de melhorias monitorando o mercado e concorrentes, além de saber quais são os planos de ação mais adequados para alcançar os resultados desejados”, afirmou.

O palestrante apresentou, ainda, alguns modelos de gestão mais comuns para transportadoras. Explicou também que o diesel utilizado pelas transportadoras não tem influência sobre os pneus, em contrapartida, os pneus utilizados nas frotas têm impacto direto no consumo de combustível.

“Se pegar uma bicicleta com pneu murcho, vamos fazer muita força para andar corretamente. Se eles estiverem calibrados, fica mais fácil a gente se locomover. A mesma coisa acontece com o caminhão, por isso fazemos gestão de pneus”, conclui.

Uma boa gestão dos pneus é fundamental, ainda, para a prevenção de acidentes com caminhões. Pneus desgastados ou mal cuidados aumentam o risco de estouros e perda de controle do veículo, colocando em perigo a segurança dos motoristas e de outros usuários das vias. Uma manutenção adequada dos pneus garante a integridade dos caminhões, reduzindo a probabilidade de acidentes e promovendo a segurança no transporte de cargas.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias