DIAS

Além de sustentável, o cuidado com pneus pode representar uma boa estratégia de negócio

Na tarde do dia 22 de junho, Jonas da Silva, consultor especialista em pneus pelas empresas Atual Pneus e Borrachas Tipler, apresentou soluções que podem auxiliar o transportador no controle de um dos seus principais componentes de frota: pneus.

Durante a palestra, Silva explica que a gestão de pneus envolve a implementação de controles capazes de coletar dados técnicos com o objetivo de auxiliar o gestor na tomada de decisão na hora de definir o melhor fornecedor, produto e o melhor desempenho.

A solução se estende também aos colaboradores através de treinamento.

“O motorista profissional precisa urgentemente de treinamento, não apenas sobre a condução do veículo, mas em cada componente que faz parte dele para extrair o máximo do que ele pode oferecer”, afirmou.

Além de sustentável, o cuidado com pneus pode representar uma boa estratégia de negócio, porém, a porcentagem de economia varia de acordo com o nível de gestão de cada empresa.

“Se uma transportadora reduzir um centavo do pneu no quilômetro rodado, é um centavo vezes todos os pneus da frota, às vezes, a margem que ele roda todo mês. Esse cálculo nos permite enxergar que aquele um centavo se transforma em milhares de reais economizados por mês”, conclui.

Entre as estratégias para aumentar a durabilidade dos pneus, estão dirigir o veículo com regularidade e manter a velocidade constante (quanto maior a velocidade, menor a duração do pneu) Certificar-se que a distribuição de cargas está correta é outro item fundamental.

Redação: Juliana Pereira
Coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias