DIAS

Ação fez parte da programação do evento e contou com mais de 8 horas de aula distribuídos em dois dias

A evolução da segurança viária vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas de transportes pelo Brasil, mas ainda é possível encontrar algumas barreiras na implementação da ISO 39001:2015 no país. A normativa internacional ainda não é de uso obrigatório, mas se torna um diferencial para quem a adota. Dificuldades como falta de mobilização das lideranças das empresas, capacitação dos condutores e uso correto da tecnologia, são alguns dos principais impeditivos.

Durante dois dias períodos na TranspoSul, nos dias 22 e 23 de junho, das 9h às 13h, foi realizado treinamento de capacitação profissional, que buscou esclarecer os requisitos da norma e formar auditores internos.A condução foi de Cleverson Forato, profissional do setor de transportes, com vasta experiência e conhecimento em logística e gestão de frota.

“Oportunidade anda junto com segurança e estamos aqui treinando eles para ensinar como implantar o principal padrão internacional de segurança viária que é a norma ISO 39001. Quem participou do treinamento, saiu pronto para implementar em sua transportadora.”, disse Cleverson

A evolução da segurança viária junto aos staffs das empresas gera maior produtividade e, por consequência, torna a operação da empresa mais organizada, rentável e segura. A norma já é consolidada fora do país e, aqui no Brasil, está crescendo e já se tornou é um diferencial competitivo para essas transportadoras que implementam.

Com o uso voluntário em solo brasileiro, a implementação da norma torna os embarcadores mais firmes para cumprir seus contratos. O que gera um diferencial nos ramos alimentícios, químicos, industrializados e de diversos ramos. Outro ponto destacado no treinamento é o uso correto da tecnologia contratada.

“Muitas vezes a empresa tem a tecnologia contratada, mas não tem a norma implementada por que ela não monitora as informações geradas para tomar a ação correta.” completou, Cleverson

Além do investimento tecnológico, a capacitação profissional foi um dos principais pontos do treinamento. Embarcadores que adotam o ISO 39001:2015 precisam garantir a continua capacitação, reciclagem e práticas adequadas de segurança viária aos condutores. Com base na ABNT NBR ISO 19011:2018, o treinamento teve sua metodologia voltada para preparação, condução, conclusão de auditorias de sistema de gestão.

Programa de Segurança Viária do SETCERGS

O SETCERGS criou um programa de Certificação do Programa de Segurança Viária, patrocinado pela Dipesul/Volvo, com o propósito de oferecer avaliação e orientação de empresas de transportes de cargas nos requisitos de conformidade quanto à segurança viária, baseado na ISO 3900. No dia 21 de junho, a TranspoSul foi palco para a primeira entrega de certificação às empresas participantes do PSVS.

Redação: Marcelo Matusiak e Alison Rodrigues

Coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias