Encontro coordenado pelo presidente Sérgio Gabardo aborda desafios do setor de transporte de cargas e logística no RS
O SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul realizou, nesta terça-feira (25/07), uma Reunião de Diretoria para discutir assuntos estratégicos e operacionais relacionados ao setor. O encontro, coordenado pelo presidente Sérgio Gabardo, ocorreu de forma híbrida e contou com a participação de membros da diretoria.
A discussão central foi o impacto da Lei do Motorista 13.103. Os empresários manifestaram preocupação com o que vem sendo proposto.
“Não tem como saber ainda qual será o impacto porque há muitas variáveis. É fundamental estarmos mobilizados para que o setor não seja onerado. Além do custo, haverá uma demora nas entregas. Isso precisa ficar claro. Atrasar mercadoria é um ponto relevante e grave”, afirmou o presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo.
Andressa Scapini, vice-presidente e coordenadora da Comissão de Relações do Trabalho do SETCERGS, reforçou a importância de entender cada rota e cada processo para avaliar o real impacto que as medidas trarão.
O encontro contou, ainda, com um relato sobre o trabalho que o SETCERGS vem fazendo junto a Superintendência do Ministério do Trabalho. A respeito da Reforma Tributária, o vice-presidente de Transportes, Diego Tomasi, salientou a importância do SETCERGS se mobilizar para colocar o transporte nos setores que terão redução tributária.
“É fundamental essa compreensão porque somos a conexão de todos os negócios no Brasil”, disse.
Também estiveram em pauta, Seguro de Cargas e o funcionamento do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu). Ao final, foi feita apresentação dos resultados da 23ª TranspoSul pelo diretor de Gestão, Dr. Roberto Machado e pela coordenadora de Gestão, Michele Souza. O evento encerrou com uma movimentação de negócios de R$ 1,5 Bilhão e presença de um público superior a 20 mil pessoas.
Participaram da reunião o presidente Sérgio Mário Gabardo; Diego Tomasi, vice-presidente de Transportes; Roberto Raimundo Dexheimer, vice-presidente de Logística; Marcelo Pellenz Dinon, vice-presidente Institucional; e Andressa Scapini, vice-presidente de Transporte Internacional. Além deles, estiveram presentes Gustavo Afonso Bernardini, vice-presidente de Responsabilidade Social e Antônio Carlos Bebber, diretor financeiro. Ainda contou com a participação de membros da diretoria e conselho como Etiane Clavijo, Rodrigo Michelon, Lucas Holderle, Eduardo Luiz Richter, Delmar Albarello, Betina Kopper, Marcelo Garcez, Alexandre Kieling, Gerson Guterres da Silva e Jeferson Cardoso da Silva e a coordenadora de Gestão do SETCERGS, Michele Souza.
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak