DIAS

Festa do Transporte e Logística reuniu empresários, parceiros e autoridades em jantar festivo na Associação Leopoldina Juvenil

A tradicional Festa de Encerramento do Ano do SETCERGS, um dos eventos sociais mais significativos para o transporte e logística, foi marcada por fortes emoções e um reconhecimento aos esforços dedicados em um ano marcado por dificuldades. O evento promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul – SETCERGS foi realizado na noite de sábado (16/12) na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.

A festa, que já é uma tradição há mais de 40 anos, reuniu empresários, colaboradores, parceiros e familiares. Este ano, o evento foi ambientado no estilo italiano, com cenários, decoração e detalhes alusivos à Itália e às cidades de Veneza, Costa Amalfitana e Verona. A escolha da temática destacou a importância da cultura italiana para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.

Após a abertura e boas-vindas por parte do Diretor de Gestão do SETCERGS, Roberto Machado, foram feitos convites para pronunciamento das autoridades. O presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo, falou do desafio que foi o ano de 2023, o qual presenciamos os extremos climáticos no Rio Grande do Sul.

“Destacamos a importância da inteligência e adaptação diante dos desafios recentes. Enfrentamos uma estiagem seguida por uma inundação, transformando nosso estado, literalmente, em água. Nesse contexto, o Núcleo de Ação Social (NAS) e a COMJOVEM desempenharam um papel crucial, aproximando-se das famílias e merecendo nosso profundo agradecimento”, afirmou.

O presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Francisco Pelucio, compartilhou importantes conquistas obtidas durante sua gestão que se aproxima do encerramento.

“Alcançamos a renovação da desoneração da Folha por mais quatro anos, totalizando agora 14 anos de benefício fiscal. Esta vitória é crucial para sustentar o setor, preservando empregos e estimulando investimentos. A luta incansável da nossa entidade culminou em um triunfo inesperado, assemelhando-se a um gol marcado no último minuto do segundo tempo. Paralelamente, enfrentamos a batalha contra o tanque suplementar, considerado por muitos como um obstáculo prejudicial ao nosso setor. Conseguimos demonstrar de maneira convincente que as preocupações em torno do tanque eram infundadas, e com satisfação informamos que essa questão foi aprovada e superada, aliviando-nos de uma fonte adicional de dificuldade”, descreveu.

Durante a solenidade, houve a entrega de uma placa homenageando o SETCERGS pela passagem esse ano de seus 64 anos de atividades.

“Encerro a minha gestão como presidente da NTC, de quatro anos, e com orgulho vim fazer a entrega para ele hoje da placa. Sempre que venho a Porto Alegre representando os ex-presidentes anteriores a mim, fui muito bem tratado. Então é uma alegria e uma felicidade participar do evento de final de ano”, completou.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, prestigiou o encontro fazendo uma saudação de grande reconhecimento ao setor.

“Sem transporte, sem logística, o Brasil não funciona, o restaurante não funciona, o hospital não abre, a madeireira não vende, a construção não funciona e a cidade não funciona. É um setor estratégico para o Brasil inteiro. E aqui em Porto Alegre, nós temos o nosso Porto Seco, que teve um fato importante, foi a venda daqueles terrenos que eram históricos, que eles queriam comprar lá. Eu estou desenvolvendo o projeto do Braço Norte e do Porto Seco, que também é um compromisso que eu tenho, de buscar financiamento, porque eu acho que está esgotada aquela saída só pela FIERGS”, descreveu.

O prefeito também falou do empenho em fortalecer o empreendedorismo na cidade.

“Nós baixamos 41 impostos municipais de ISS, o qual é o imposto de serviço, e não baixamos a arrecadação. Isso é uma prova de que imposto alto não ajuda a economia.* Também no transporte coletivo,* por exemplo, estamos empenhados em fazermos uma renovação da frota. Juntando os últimos três anos entregamos 245 ônibus novos, com a tecnologia Euro 6 que dialoga com a preservação do meio ambiente. Além disso, estão chegando os elétricos também, que é uma tendência que vem para ficar”, completou.

Representando o parlamento municipal, o vereador Idenir Cecchim, endossou o discurso do presidente Gabardo, enaltecendo o valor maior que é a família.

“A importância da família é um valor fundamental, não apenas na cultura italiana, mas em todo o mundo. Ela desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer empreendimento. No caso específico SETCERGS, essa valorização é ainda mais evidente, pelo belo trabalho feito nas ações sociais desenvolvidas pelo Núcleo de Ação Social, o NAS, pela esposa do presidente Gabardo e por toda sua equipe”, disse.

Solidariedade e animação

Durante a solenidade, o SETCERGS prestou merecidas homenagens a empresas que se destacaram pelo notável trabalho social durante as cheias no Rio Grande do Sul. A animação da festa ficou por conta do cantor italiano Wagner Torre, do Grupo de Danças Folclóricas Italianas Stella D’Itália, Mister Joy e DJ Jony.

O evento encerrou com o convite para a TranspoSul 2024, que ocorrerá de 18 a 21 de junho. Empresários e profissionais terão a oportunidade de conhecer as últimas inovações em transporte e logística durante os quatro dias do evento. A temática de 2024 será centrada em Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG).

A Festa de Encerramento do Ano do SETCERGS contou com o patrocínio de Volkswagen Caminhões e Ônibus, Dipesul Volvo, Mercedes Benz, Mecasul, Savar, Apomedil, e apoio da Randon, Transpocred, DAF, e Randon Consórcios.

Redação e Coordenação: Marcelo Matusiak

Ler mais notícias