Tecnologias que reduzem emissões e promovem economia estarão em destaque na maior feira de transporte e logística do Sul do Brasil
A crescente exigência por práticas sustentáveis no setor de transporte rodoviário tem impulsionado inovações importantes no mercado de pneus. O Brasil possui uma das maiores taxas de reciclagem de pneus do mundo, com mais de 456 milhões de pneus de passeio reciclados desde 1999. Entre os dias 23 e 26/09, das 14h às 21h, a 24ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística, promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS), apresentará ao público tecnologias que aliam eficiência operacional e compromisso ambiental.
Dados do setor indicam que a reciclagem e a reutilização de materiais na fabricação de pneus têm avançado significativamente, ajudando a diminuir o volume de descarte e a pegada de carbono na cadeia logística. Entre 2011 e 2022, o Brasil recolheu 4,7 milhões de toneladas de pneus para reciclagem, de acordo com dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Os visitantes terão acesso a fornecedores que desenvolvem pneus com tecnologias de baixa emissão, materiais renováveis e estruturas otimizadas, mostrando que a busca por performance e sustentabilidade devem caminhar juntas no setor logístico.
A 24ª TranspoSul é uma realização do SETCERGS. Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus e DAF Eldorado Caminhões; Patrocinador Premium: Grupo Vamos. Patrocinador Plus: Veloe Go. Apoiador do Congresso: Transpocred.