Reconhecimento valoriza empresas que reduzem emissões e contribuem para a preservação ambiental
O setor de transporte rodoviário do Rio Grande do Sul terá um momento especial na terça-feira, 23/09, às 19h00, durante a TranspoSul – 24ª Feira e Congresso de Transporte e Logística. Será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Gaúcho Despoluir, iniciativa das Federações das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul (FETERGS) e das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul (FETRANSUL), em convênio com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
A distinção reconhece as empresas de transporte de cargas e de passageiros que mais se destacaram na preservação do meio ambiente, especialmente pela redução da emissão de poluentes conhecidos como “fumaça preta”. O programa avalia o estado de manutenção de motores, bombas injetoras, bicos injetores, regulagem dos pontos de injeção e filtros de ar e combustível, apontando o aproveitamento do diesel e incentivando boas práticas de eficiência energética.
O Prêmio reforça que quanto menor a emissão, maior a economia no consumo de combustível. Ou seja, cuidar do meio ambiente também significa mais competitividade para as empresas.
No transporte de passageiros, o Troféu Gaúcho Despoluir contempla empresas do transporte regular, de turismo e fretamento, urbano, metropolitano e de longo curso, divididas em categorias conforme o porte da frota. Já no transporte de cargas, são premiadas as empresas com melhor desempenho ambiental em cada região do Estado.