DIAS

Cerimônia durante a TranspoSul valoriza práticas inovadoras e alinhadas à ISO 39001

A segurança viária é um dos maiores desafios do transporte rodoviário de cargas. Estradas em más condições, infraestrutura deficiente, escassez de motoristas e a necessidade de consolidar uma cultura de prevenção compõem um cenário complexo, que exige esforço conjunto entre empresas, gestores e instituições. Para reconhecer e valorizar quem transforma esses desafios em práticas de excelência, o SETCERGS realiza, no dia 25/09, às 19h, durante a 24ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística, a cerimônia de premiação do 3º Programa de Segurança Viária. O evento ocorre no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS).

Criado pelo SETCERGS e patrocinado pela Dipesul Volvo, o programa avalia transportadoras com base em oito fatores principais, incluindo gestão, tecnologia embarcada, treinamento e práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança). As empresas são reconhecidas nas categorias Selo Ouro, Prata, Bronze e Manutenção e Evolução, reforçando o compromisso com a conformidade à norma ISO 39001, referência mundial em gestão da segurança viária.

Para o coordenador técnico do Programa, Cleverson Forato, um dos grandes desafios ainda é a postura reativa das organizações.

“A segurança viária muitas vezes não é vista como prioridade estratégica. Temos uma infraestrutura rodoviária deficiente, com estradas em péssimas condições e pouca sinalização, além da ausência de padronização. Por isso cada vez mais empresas precisam utilizar metodologias robustas, como a ISO 39001, para estruturar processos sustentáveis de segurança”, afirmou.

A tecnologia, no entanto, vem mudando esse cenário. “Com análise de dados, é possível criar indicadores por rota, operação ou motorista. Isso permite transformar estatísticas em ações práticas, otimizando treinamentos e decisões estratégicas”, destacou Forato.

Na visão do coordenador da Comissão Técnica de Produtos Perigosos, Giovani Pasini, a responsabilidade também é das empresas.

“O papel do transporte é assumir a frente da conscientização e do desenvolvimento profissional dos colaboradores, já que a precariedade da malha viária e a falta de políticas públicas de educação para o trânsito ampliam riscos. Ações como gestão comportamental, planejamento de viagens e capacitação contínua dos condutores são fundamentais. Soluções como câmeras com inteligência artificial e telemetria têm ajudado empresas a avaliar riscos e agir preventivamente em tempo real. Isso reduz significativamente a exposição a eventos indesejados”, declarou.

Para Orion de Vargas Flores, diretor da Ícaro Logística Ambiental, empresa que presta assessoria técnica, o programa liderado pelo SETCERGS vai além do reconhecimento. Ele reforça o caráter de transformação cultural do setor.

“A capacitação de motoristas continua sendo um dos principais pilares da segurança no trânsito, mas para que seja realmente eficaz, precisa estar alinhada a toda a cadeia de operação, incluindo equipe comercial, logística e administrativo, de modo que todos falem a mesma língua e atuem de forma coordenada. É preciso investir na capacitação de todos os envolvidos, em todas as áreas, de uma transportadora. Deve haver canais de comunicação para que informações circulem desde a venda até o descarregamento da carga, de modo a integrar as etapas e que as mesmas sejam entendidas por todos os setores envolvidos. Treinamentos periódicos são fundamentais para garantir disciplina e consistência no processo como um todo, assim, quando ocorrer uma não conformidade, as equipes estarão preparadas para que a resposta seja ágil e assertiva, de modo que não se perca informações no processo”, afirmou.

Com o Programa de Segurança Viária, o SETCERGS demonstra que excelência não se limita à eficiência logística, mas se traduz em práticas responsáveis que protegem pessoas e empresas.

A 24ª TranspoSul é uma realização do SETCERGS. Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus e DAF Eldorado Caminhões; Patrocinador Premium: Grupo Vamos. Patrocinador Plus: Veloe Go. Apoiador do Congresso: Transpocred.

Ler mais notícias